quinta-feira, 11 de março de 2010

Viva ao Teatro!!!

"Em todos os dias do ano deveríamos festejar o dia mundial do teatro, porque nestes vinte séculos sempre ficou acesa a sua chama em algum canto da terra.
O teatro sempre teve também a sua morte decretada, sobretudo com o surgimento do cinema, da televisão e agora com os meios digitais. A tecnologia invadiu os cenários e sufocou a dimensão humana. Tentou-se um teatro plástico, perto da pintura em movimento, e deixou-se de lado a palavra. Houve obras sem palavras, ou sem luz, ou sem atores, somente fantoches e bonecos instalados em cena, com múltiplos efeitos e luzes. A tecnologia tentou converter o teatro em fogos artificiais ou em espetáculos de feiras. Hoje assistimos a volta do ator na frente do espectador. Hoje presenciamos o retorno da palavra no palco.
O teatro renunciou a comunicação de massa e reconheceu os seus próprios limites, impostos pela presença de dois seres defrontes um do outro, que se comunicam com sentimentos, emoções, sonhos e esperanças.
A arte cênica está deixando de contar histórias para debater idéias.
O teatro comove, ilumina, incomoda, perturba, exalta, revela, provoca, transgride. É uma conversação compartilhada com a sociedade. O teatro é a primeira das artes a se confrontar com o nada, as sombras, as luzes e a vida. O teatro é um fato vivo que se consome a si mesmo enquanto produção, mas sempre renasce das cinzas. É uma comunicação mágica na qual todas as pessoas dão e recebem alguma coisa que as transformam. O teatro reflete a angústia existencial do homem e vasculha a condição humana. Por meio do teatro, não falam seus criadores e sim a sociedade do seu tempo.
O teatro tem inimigos visíveis: a ausência de verdadeira educação artística para as crianças, o que impede que estas o descubram e gozem de seus benefícios; a pobreza que invade o mundo, distanciando espectadores das poltronas, ora vazias; e como maior algoz, a indiferença e o desprezo dos governos que deveriam promovê-lo, com critérios mais democráticos. No teatro falaram os deuses e os homens, mas agora o homem fala para outros homens (mas Deus fala através dos homens. ministros representando sua nação - a celestial - vem reinar sobre as artes, representando o único Deus verdadeiro!).
Por isso, o teatro tem que ser maior e melhor que a vida mesmo. O teatro é um ato de fé no valor de uma palavra sensata, num mundo demente ( levando luz e verdade a um mundo que vive em trevas). É um ato de fé nos seres humanos que são responsáveis pelo seu destino (não deixa de ser, se considerarmos o livre arbítrio. fé nos seres humanos acredito que seja olhar sob a ótica de um Pai que acredita neles e os enxerga como filhos em potencial). O teatro tem que ser vivido para se entender o que está nos acontecendo, para transmitir a dor que paira no ar, mas também para vislumbrar um raio de esperança (Jesus, a esperança do mundo) no caos e pesadelo cotidiano."



Vivam os que oficiam o ritual teatral!


VIVA O TEATRO!


Ivo amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário